sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mais do mesmo: Mostrar ou Amostrar

Hoje quando estava dialogando com umas pessoas na escola disse a seguinte frase: A professora AMOSTROU como se faz. Logo após ter dito isso fui “corrigido” de forma irônica a respeito da forma  de como eu havia falado, para eles prevalecia a palavra MOSTROU.

Apresentei a eles que tanto AMOSTROU ou MOSTROU podem ser usados sem que seja considerado um erro gramatical, trata-se de uma variedade linguística onde a que mais predomina é a palavra MOSTROU,  a variante AMOSTRAR  é menos usada, mas não é considerada como “errada”.


É muito importante levarmos em conta que muitas palavras do português fogem do contexto de “certo ou errado” e fazem parte de um contexto “adequado ou inadequado” de uso em determinadas frases. 

 até Breve.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Nada haver mesmo!

Num teste de biologia que fiz recentemente ao escrever uma das respostas me veio a mente uma indagação a respeito do uso do haver ou a ver. A resposta era simples, bastava dizer: “isso não tem nada haver”, fiquei olhando a resposta depois que a escrevi e mesmo assim parecia que estava sentindo que algo estava errado.

Após a entrega do teste peguei um pedaço de folha e escrevi:
  • ·         Isso não tem nada haver
  • ·         Isso não tem nada a ver
  • ·         Isso não tem nada há ver
 E questionei alguns amigos da minha turma, pra saber de qual forma eles escreveriam a seguinte frase. Grande parte deles responderam que escreveriam igualmente a primeira frase.  Ainda duvidando da situação fui fazer umas pesquisas, e com os resultados das pesquisas pude perceber que realmente tinha algo de estranho naquela resposta dada por mim no teste.
A forma correta de se escrever é: Isso não tem nada a ver.
E suas outras respectivas formas de relacionar uma “coisa” com outra: 
  • Ela tem tudo a ver com ele.
  • Uma coisa não tem a ver com a outra.
  • Ana não tem nada a ver com a história do assalto.

 até mais.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dois anos... e vamos que vamos

  Esse mês faz dois anos que estou usando o blogger para compartilhar conhecimentos, durante esse tempo já criei três blogs, o primeiro até que poderia continuar mas se tratava de assuntos muito pessoais que fizeram, com o passar do tempo, que eu desistisse, o segundo, ainda ativo, fala sobre temas relacionados à educação, assuntos esses que ultimamente não estou tendo muitas ideias de postagem. Eis então que me pego com uma grande vontade de "trabalhar" um pouco com o português, ou até mesmo com o inglês, e aqui estamos e vamos que vamos.