domingo, 12 de fevereiro de 2017

Resenha: Órfão X

Olá, leitores (as)!

Hoje, venho falar do livro Órfão X de Gregg Hurwitz. (Editora Planeta, 336 páginas – 1ª edição Junho de 2016)

   O livro é cheio de ação com cenas descritas detalhadamente o que daria uma excelente produção cinematográfica, na verdade dará, visto que a Warner Bros já adquiriu os direitos para o cinema.

   A história está centrada em um programa do governo de criar super-heróis, mas não super-heróis com mutações genéticas, esses super-heróis seriam 100% humanos, sentiriam dores, sangrariam, quebrariam ossos. O que os tornariam heróis seriam suas habilidades (adquiridas após muitos e intensos treinamentos) e tecnologias de ponta. Os participantes desse programa não se conheciam, ou pelo menos não poderiam se conhecer, e cada um recebia o nome de Órfão acrescido de uma letra.

   Evan Smoak, o personagem principal também chamado de Órfão X, tem uma relação forte com seu “pai”, Jack, que o treinou da melhor forma possível. Toda essa relação será crucial no desenvolvimento da trama, porém em determinado momento Órfão X deixa o programa do governo e passa a fazer um trabalho mais secreto e “caridoso” usando o codinome de Homem de Lugar Nenhum.

   Durante seu treinamento, Jack ensina alguns mandamentos que Evan deveria seguir para manter o controle das suas missões. (Gregg Hurwitz omite três mandamentos no livro, o 2º, o 5º e o 8º mandamentos não são citados). São eles: 1º - Não presuma nada. 3º - Domine o ambiente à sua volta. 4º - Nunca leve para o lado pessoal. 6º - Questione ordens. 7º - Tenha uma missão por vez. 9º - Jogue sempre no ataque. E o 10º (e mais importante, segundo o autor) – Nunca deixe um inocente morrer.

   Depois de algum tempo trabalhando sozinho, algumas coisas saem de controle. Tudo indica que nosso super-herói está sendo enganado, mas por quem? Quem teria a audácia de armar contra Evan? Seriam outros Órfãos? Seriam um de seus inimigos ou ex-clientes? Mas independente de quem seja, a pergunta mais importante é: Por que estão entrando no caminho de Evan?  

   O desfecho da história é surpreendente e inimaginável desde o começo do livro. Como já dito anteriormente os capítulos de ação são ricos em detalhes o que ajuda muito na construção imagética das cenas em nossa mente. Alguns capítulos são engraçados, outros mais sentimentais. A escrita e a linguagem são muito simples e adequada para qualquer tipo de leitor. O livro não apresenta um final concreto para a história e abre a possibilidade de uma continuação. Foi o primeiro livro que li do Gregg Hurwitz e espero que as outras obras já publicadas do autor sejam tão contagiantes quanto esta.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!