quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Vale a pena ir à bienal do livro?

Olá, leitores!

Recentemente, fizeram-me essa pergunta: Vale a pena ir à bienal do livro?

Na hora, a resposta saiu de minha boca da forma mais rápida possível: Com certeza, é claro que vale.

Porém, mais tarde, parei para pensar naquela pergunta e levei em consideração a generalização, ou seja, vale a pena ir para bienal do livro mesmo que eu não goste de livros?; Mesmo que eu não conheça nenhum autor que confirmou presença?;  Mesmo que eu não seja engajado no ramo literário?
 
Ninguém gosta de estar em um local que não o agrada, por exemplo: Um ateu não gosta de estar em uma igreja; Uma criança não gosta de estar numa fila de banco. Logo uma pessoa que não tem nenhuma atração por livros/ literatura não iria gostar de estar em uma bienal do livro. Mas acredito que a bienal do livro pode ser um lugar onde essas pessoas que não são atraídas para o mundo literário acabem encontrando o seu estilo de leitura ideal.

Lá é possível encontrar editoras dos mais variados temas, editoras bem famosas e editoras que você verá lá pela primeira vez na sua vida, editoras voltadas para o público infantil, outras para o público jovem e/ou adulto, enquanto umas estarão voltadas para espiritualidade, religiosidade e afins, outras estarão para gastronomia, natureza e ficções científicas. De clássicos da nossa literatura a literatura universal.

Além da miscelânea de editoras, assuntos e estilos, ainda é possível participar de palestras e rodas de conversa com autores, jornalistas e editores. Participar de sorteios e autógrafos. Dentre outras programações que a bienal divulga em seu site.

Quem não gosta de música? Quem não gosta de cozinhar? Quem não gosta de filmes e/ou séries? Quem não gosta de assuntos relacionados à natureza? Quem não gosta de esportes? Quem não gosta de clássicos? Pois então, na bienal tem livro para todos os gostos... Tem para titia, para mamãe e para vovó, tem para todo mundo! Sem falar nas promoções que agradam qualquer bolso!

Vale MUITO a pena ir à bienal. Se for possível cheguem cedo e/ou tentem reservar, pelo menos, dois dias para conhecer os estandes com calma, poder participar de rodas de conversa e aproveitem bastante cada minuto da bienal. 
Até breve

sábado, 30 de julho de 2016

Haverá espaço para o jornal impresso no futuro?


Olá, leitores!

Muitas pessoas atualmente estão deixando de ler os jornais impressos e partindo para os telejornais e os virtuais por meio da ascensão da internet, de modo que esse número de pessoas vem aumentando muito a cada dia que passa, podemos parar para pensar um pouco: “Haverá espaço para o jornal impresso no futuro?”

Teremos várias respostas baseadas em vários fatos, porém os jornais impressos só acabarão quando as empresas falirem ou até mesmo quando faltar papel, por incrível que pareça. Enfim, sempre terá aquele senhor ou aquela senhora que de manhã vai para a varanda da sua casa folhear um jornal, sempre encontraremos aquelas pessoas que leem jornal impresso no caminho do trabalho quando estão dentro do ônibus, barca, trem ou metrô. Portanto, a tecnologia pode avançar o quanto for, mas só teremos a abolição dos jornais de papel quando nós mesmos quisermos.

Sem os jornais impressos, como será a vida daquelas pessoas que ficam fazendo as cruzadinhas e o jogo dos erros? E o que será do futuro de todas as pessoas que trabalham diariamente nas redações e na produção dos jornais impressos? Por mais bobo que isso seja, pensem um pouco. Qual é a opinião de vocês sobre esse assunto?

quinta-feira, 9 de junho de 2016

O comodismo no processo da escrita

Olá, leitores!
   
   Falando ou ouvindo, escrevendo ou lendo, cada indivíduo se expressa e percebe significados de acordo com o papel social que desempenha. Sua identidade social e seus interesses comunicativos envolvem o domínio de certas habilidades e a posse de determinados recursos, requisitos culturais do pleno exercício da cidadania.
   
   O destaque dado à face sociocultural da língua não significa, entretanto, que seus aspectos estruturais – especialmente sua gramática – tenham interesse menor. Seu uso para a comunicação é inseparável de sua estrutura formal, porque é impossível organizar as ideias no texto sem pôr em prática a gramática da língua.

   O processo linguístico, aquele responsável pelo aprendizado de uma língua, é muito complexo, envolve demasiados fatores como a situação social, econômica e até familiar da vida do falante; esse processo é contínuo, não começa na creche e termina no Ensino Médio. A língua não pode ser exata igual dois mais dois é quatro na matemática.

   Como já disse em uma postagem anterior, o certo e o errado, no ramo da linguagem, em alguns casos deveriam ser analisados como adequado ou inadequado para o contexto. É claro, não podemos usar esse argumento para justificar todos os erros linguísticos e gramaticais, seria uma falha nossa deixar de alertar quando um universitário, por exemplo, escreve algo sem concordância verbal ou uma proparoxítona sem acento, visto que ele tem capacidade linguística para tal feito, porém se utiliza do comodismo.


Até logo!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Acidente ou Incidente ?

Olá, leitores!

Hoje, perguntaram-me se as palavras acidente e incidente são sinônimas e se elas poderiam ser utilizadas com o mesmo significado em uma frase.
Achei o questionamento muito interessante, e como essas palavras são parônimas, muita gente pode ter essa mesma dúvida.

Explicação:

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra acidente se refere a um desastre e a palavra incidente se refere a um desentendimento ou a um acontecimento imprevisto. 

Acidente é um substantivo comum masculino. Esta palavra se refere a um desastre, a um acontecimento inesperado e desagradável, com consequências graves e lamentáveis. Também tem significado de: irregularidade no solo, irregularidade na distribuição da luz, sinais utilizados para alterar o som das notas musicais, entre outras.
 Por exemplo: Na semana passada eu tive um acidente no trabalho e parti o pulso. 

Incidente pode ser um substantivo comum masculino ou um adjetivo uniforme. É um episódio imprevisto que altera o desenrolar dos acontecimentos, mas sem consequências desastrosas. Também tem significado de: algo que incide, alguma coisa que tem caráter secundário, entre outras. Refere-se a um desentendimento, a um atrito.
 Por exemplo: Houve um pequeno incidente entre os professores daquele colégio, mas já se resolveu tudo. 
Disponível em: < http://www.dicio.com.br >. Acesso em: (28/04/2016).

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Verborragia e "logorreia"

Olá, leitores!

O título já é de causar estranheza não é mesmo?

De antemão esclareço que ambas as palavras (verborragia e logorreia) se referem à abundância de palavras desnecessárias.

E não podemos falar de abundância de palavras desnecessárias sem citarmos a redundância.

A redundância - algo como dizer palavra ou expressão desnecessária, por indicar ideia que já faz parte de outra passagem do texto.

Exemplos: "Elo de ligação"; "acabamento final"; "criar novas teorias".

O que se cria é necessariamente novo, o acabamento vem no fim mesmo, e não existe elo que não ligue.

Fonte: Livro "ao pé da letra". Neto, Pasquale Cipro
Fascículo 10, texto 38: "Totalização totalmente concluída".

 Você sabe a diferença entre Redundância e Pleonasmo? Confira nessa postagem

domingo, 20 de março de 2016

Reportagem Literária: Competições de poesia

Olá, pessoal!

Achei uma reportagem bem interessante sobre uma competição de poesia em São Paulo.

Confira aqui ou copie e cole a URL:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/competicoes-de-poesia-crescem-em-sp-e-dao-voz-artistas-da-periferia.html



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O alfabeto natural

Olá, leitores!

Há alguns dias li uma reportagem interessante que gostaria de compartilhar aqui no blog.

Trata-se de imagens capturadas pela NASA, porém não são simples imagens. Elas relembram as 26 letras do alfabeto. Visualizando algumas é necessário fazer um pouquinho de esforço para associar a qual letra se trata, mas em outras a forma é tão parecida que até nos surpreendemos.



Pesquisando um pouco mais sobre esse alfabeto, olha o que encontrei. Mais um alfabeto "escrito pela natureza", só que dessa vez encontrado nas asas de borboletas.

Até mais.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Voltamos

 Estamos de volta!

 Há tempos o blog já pedia um plano de fundo mais novo. E atendendo a esse pedido, foi modificado o layout da página com um novo plano de fundo e um novo esquema de cores.

 Além disso, também foi trocada a fonte do título do blog. Retiramos o painel de LED, pois em alguns navegadores ele estava apresentando problemas, entretanto adicionamos um recurso chamado “reações” que estará disponível no final de todas as postagens tanto na versão clássica como na versão mobile.

Esperamos que gostem das mudanças!

Não esqueçam que neste ano torna-se obrigatório o uso do Novo Acordo Ortográfico. Você está preparado (a) ?

Até mais

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Mensagem de fim de ano

Olá, leitores (as)!

Primeiramente, obrigado pela companhia de todos nesse ano.

O ano de 2015 foi muito agitado para mim, muitas provas, trabalhos e os vestibulares que consumiram bastante tempo meu. Infelizmente, não tive muito tempo para postar coisas novas aqui no blog, mas espero e acredito que em 2016 estaremos firmes e fortes aqui, com muitos artigos.

Um feliz natal para todos e todas!
Luz, paz, alegria e conquistas.

Uma excelente virada de ano e um ótimo 2016!

E só uma dica rápida: Usem o termo "um ótimo fim de ano!" e não "um ótimo final de ano!"

Voltaremos no dia 27/01/2016


Até breve.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Nota sobre o incêndio no museu da Língua Portuguesa em SP

É de deixar qualquer amante da Língua Portuguesa triste essa notícia do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.
Nunca imaginei que viria a escrever sobre esse assunto. Uma tragédia, cultural, histórica e também por ter acarretado em uma morte.
É lamentável saber que um dos museus mais visitados do nosso país, não tinha se quer um alvará de funcionamento da prefeitura de São Paulo. É claro que tenho conhecimento da burocracia para adquirir tal documento, porém trata-se de um local público que recebia visitantes de vários lugares em demasiadas quantidades.

Retornando ao termo tragédia, aqui lamento pela morte de um funcionário da brigada que deu sua vida para combater o incêndio, e no que diz respeito à cultura pode-se enxergar o descaso que nossa língua sofre.